terça-feira, 21 de setembro de 2010

HOJE: DIA DO RADIALISTA.



O dia 21 de setembro é especial. É nessa data, por sua relevância histórica para a categoria dos radialistas, que esses profissionais comemoram o Dia do Radialista. É momento de festejar os avanços e as conquistas e também de pensar sobre o futuro da luta desses trabalhadores que desempenham papel fundamental na sociedade moderna.

História

A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas. O então Presidente sancionou uma Lei com a qual fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. “Consta que numa reunião realizada na Rádio Nacional teria sido decidida a escolha da data do referido decreto Lei, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista. Na primeira comemoração, todas as emissoras do Rio de Janeiro silenciaram. Os profissionais foram à rua participar de uma gincana com corridas de calhambeques e foi servido um churrasco na Quinta da Boa Vista”, informa a professora de radiojornalismo e pesquisadora Débora Lopez, através do site Rádio na Rede.

Confusão

Outras datas foram pensadas para homenagear o rádio e os radialistas, mas não têm, para os profissionais do rádio, o mesmo peso histórico do 21 de setembro. A confusão de datas teve início quando o 25 de novembro foi instituído o Dia do Rádio, pelo Marechal Castelo Branco.

Essa é a data de aniversário de Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão Brasileira.

Recentemente, mais uma data surgiu, com a Lei nº 11.327, de 24 de julho de 2006, que institui o dia 7 de novembro como Dia do Radialista. Proposta pelo deputado federal Sandes Junior (PP/GO), a Lei remete à data natalícia do compositor Ary Barroso, autor de Aquarela do Brasil.

Fonte: Pesquisa de rádio e tecnologia disposta no site Rádio na Rede, de responsabilidade da Professora de Radiojornalismo da UFSM/Cesnors, Débora Lopez, doutoranda em Comunicaçáo pela Facom/UFBA e mestre em Letras pela Unioeste.

domingo, 19 de setembro de 2010

VELHO PONCHO.



Velho poncho das tropeadas,
Que está sempre acompanhando,
Os gaúchos nas geadas,
Contigo se agasalhando.

Velho poncho,consagrado,
Desde o tempo dos farrapos,
Serviste de agasalho,
Transformando-se em trapos.

És fiel,bom companheiro,
Velho poncho em calvagadas,
Pelos recantos campeiros
Aqueces a gauchada.
Rosamaro.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CHIMARRÃO.-O CAFÈZINHO VERDE DO GAÚCHO.




"Erva da boa, cuia amansada, bomba de prata, água bem quente (fervendo, nunca). Aí. é pôr na roda e girar (se mudar o sentido, dá briga). Chimarrão esquenta o frio, esfria o calor e cura ressaca. Se abanque e mateie, tchê!"

CHIMARRÃO.

Bebida bem preparada,
Quente,boa de tomar,
Embora seja amarga,
Não dá pra se rejeitar.

De manhã,antes da lida,
Gauchada no galpão,
Prepara sua bebida,
O gostoso chimarrão.

Chimarrão é saboroso,
Amargo,pra degustar,
Com seu sabor delicioso,
Faz nosso corpo esquentar.
Rosamaro

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O GAÚCHO.


Gauchada no galpão,
Barulhada alviçareira,
Com roda de chimarrão,
Causos,trovas e fogueira.

Cedo,ao romper da aurora,
Logo sai campo a fora,
Montado no alazão
Com laço preso na anca,
Pra trazer para mangueira,
A tropa toda inteira,
Pra fazer a marcação.

Faz carreteiro e churrasco,
Assado em fogo de chão,
Gaita abrindo seu fole...
Rodada de chimarrão
O gaúcho,índio guapo,
Canta logo uma canção.

Lembrando as lendas do sul,
Mãe do Ouro,Boitatá,
Negrinho do Pastoreio
E Sepé Tiaraju
Fazem parte do cenário
Do Rio Grande do Sul.

Gaúcho forte e bravio,
É valente,muito humano
Embora com todo frio,
Enfrenta com valentia,
O frio vento,Minuano.
(Rosamaro)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

CULINÁRIA GAÚCHA.


CHURRASCO GAÚCHO.

Ingredientes:
Um bom pedaço de carne bovina, que pode ser costela, picanha ou etc ...
Fogo de lenha, de gás, carvão
Sal grosso a vontade

Modo de Preparo:
Espetar de pedaço a pedaço no espeto, passar o sal e colocar no fogo. Mais ou menos a uma distancia de 25 cm. Se houver pressa ou muita fome, come-se somente chamuscada, meio a meio, correndo sangue (como eu gosto). Mas se não houver pressa e, assa-se até ficar esturicada.

ARROZ DE LEITE A MODA gaúcha.

Ingredientes:
2 xícaras de arroz
2 xícaras de açúcar
4 xícaras de água
1 colher de manteiga
canela em pó para polvilhar
canela em pau
1 litro de leite

Modo de Preparo:
Levar ao fogo em uma panela a água e a canela em pau até ferver. Acrescentar o arroz e deixar cozinhar até quase secar. Em outro recipiente colocar o leite a manteiga e o açúcar, levar ao fogo até ferver. Quando o arroz estiver quase seco, acrescentar o leite fervendo, mexer bem. Estará pronto quando o arroz estiver bem macio. (cerca de 30 minutos) Pode-se acrescentar a esta receita depois de desligar o fogo: 1 lata de leite condensado, ou 1 vidro de leite de coco, ou 100 gramas de coco ralado, conforme o gosto de cada um.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

GAUCHADA


Vai o gaúcho audacioso,
Levando sua boiada,
Vai troteando no seu pingo,
Pela alta madrugada.

Quando retorna ao galpão,
Com uma prosa bem campeira,
Aquece logo a chaleira,
Pra tomar seu chimarrão.

Conta causos,dá risadas,
E também muitas histórias,
Que em épocas passadas,
Evidenciam suas glórias.
Rosamaro.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

GRÊMIO ESPORTIVO BRASIL--99 ANOS.



Nome do Clube: Grêmio Esportivo Brasil
Fundação: 7 de Setembro de 1911
Estádio: Estádio Bento Freitas
Cores: Vermelho e Preto

A história do G.E.Brasil teve início depois de uma divergência entre dirigentes e jogadores do Sport Club Cruzeiro do Sul, que era mantido e dirigido por funcionários da Cervejaria Haertel. O campo do S.C. Cruzeiro do Sul situava-se num terreno ao lado da Cervejaria Haertel. Certo dia, colaboradoes do clube, que estavam colocando uma cerca ao redor do campo, viram chegar no local alguns rapazes, jogadores do S.C.Cruzeiro do Sul, os quais de imediato foram treinar. Este fato irritou aqueles que estavam trabalhando na referida cerca. Mandaram que os outros parassem com o jogo e fossem ajudá-los. Frustados os rapazes foram embora. Por ironia do destino, dois daqueles rapazes inconformados com o ocorrido caminharam até um terreno próximo ao local onde hoje está situado o estádio do G.E.Brasil, ficaram ali sentados na grama pensando e discutindo a idéia de fundar um time de futebol, eram eles os saudosos Breno Corrêa da Silva e Salustiano Brito.

Resolveram eles marcar uma reunião de fundação do clube que teve como lugar o prédio de nº56 da rua Santa Cruz, em Pelotas, residência do Sr. José Moreira de Brito, pai de Salustiano. Ficando a sua primeira diretoria assim constituida: Dario Feijó, presidente; Silvio Corrêa da Silva, vice; Walter da Rocha Pereira, 1º secretário; Raymundo Pinto do Rego, tesoureiro; Breno Corrêa, adjunto; Manoel Joaquim Machado, Ulysses Dias Carneiro, Manoel Ribeiro de Souza, Nicolau Nunes, Paulinho Dias de Castro e Mário Reis, diretores; E estava fundado o G.E.Brasil em 7 de setembro de 1911, extamente na data comemorativa a Independência do Brasil.

Alusivo a este fato, foi decidido que as cores da camiseta seriam verde e amarela. Possivelmente, as cores inicialmente adotadas no fardamento do G.E.Brasil, seja o primeiro fato histórico da rivalidade com o E.C.Pelotas. Naquela época houve muita polêmica porque o fardamento dos dois clubes eram parecidos. Como o E.C.Pelotas inspirou-se nas cores do Clube Caixeral (azul e amarelo) para seu fardamento, o G.E.Brasil resolveu adotar as cores do Clube Diamantinos (vermelho e preto), mudando então as cores do fardamento.

sábado, 4 de setembro de 2010

AMAZÔNIA.



Quando falamos em Amazônia lembramos de densa floresta tropical, biodiversidade incrível, riqueza de matéria-prima. Todos esses fatores positivos contribuem para que ela seja o que é hoje: alvo de especulações e inveja de grande parte das nações do mundo, principalmente das poderosas, cujo grande objetivo é apoderar-se de uma dádiva que veio florescer em pleno território brasileiro.

Em 1990, foi iniciado um trabalho na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para determinar a distribuição da diversidade vegetal na Amazônia. Hoje, existe uma base de dados com a distribuição de mais de 3.500 espécies, capaz de gerar mapas por gênero, família ou total.

Somando todas as áreas recobertas pela floresta, temos o incrível número de 6 milhões de quilômetros quadrados. A parte brasileira é calculada em 3 milhões e meio de quilômetros quadrados, o que representa mais de 50% da floresta e 42% do território nacional.

Segundo o geógrafo Aziz Ab'Saber, a Amazônia tem características marcantes que tornam sustentável tamanha vastidão verde. Ab'Saber nos chama atenção à extraordinária continuidade das florestas , e da grandeza de sua rede pluvial, ressaltando ainda que apesar desta vastidão apresenta pouca variedade de ecossistemas, mesmo analisando regiões e altitudes diversas. Algo que nos salta aos olhos é a mesmice encontrada nas terras amazônicas, sempre com altas e densas florestas, bem servidas de rios e animais.

Autor: Juscelino Tanaka