terça-feira, 19 de abril de 2011

HOJE: DIA DO ÍNDIO.




Quer saber porque esse dia? Bem, é que nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco
Os índios vivem de forma muito organizada e harmônica. Cada tribo tem um cacique, que é o chefe e um pajé, que é uma espécie de médico para eles. Os pajés conhecem tudo sobre males do corpo e do espírito e também quais as plantas e ervas que podem ser utilizadas em cada caso.

A aldeia onde vivem é chamada de taba e nela existem dois tipos de casas: as simples, onde vivem apenas uma família e são chamadas de ocas e as casas coletivas, que são chamadas de malocas.

As casas são construídas com uma mistura de barro e sua estrutura é sustentada por pedaços de madeira. Para fazer os telhados, os índios utilizam palha trançada ou grandes folhas de árvores.

Esta forma de construção é barata e segura para algumas regiões sem muitas variações climáticas, por isso é utilizada em alguns locais do Brasil, principalmente no Nordeste e na Amazônia. São as casas de pau-a-pique.
Fonte de Consulta: GOOGLE.

O INDIOZINHO.
O indiozinho,
Que sabe pescar,
Na beira do rio,
Está a brincar.

Menino na língua indígena,
É chamado curumim,
Tão pequenino e astuto,
Colhe e come aipim.

Com seu cocar multicor,
Seu corpo todo pintado,
Pra homenagear Tupã,
Fazem danças e bailados.

Quando pega sua canoa,
Sai livre a navegar,
Os índios são gente boa,
Que devemos respeitar.
Rosamaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário